Benfica - 2 Setúbal - 2

Azar ou a maldição da baliza das Quinas?

Quando a partida começou, o Benfica já sabia os resultados dos rivais e, em caso de vitória, assumiria isolado o primeiro lugar. Assim sendo, era de esperar que o Benfica entrasse mandão e buscasse o golo logo a abrir.
Assim foi e o Benfica fez um jogo esforçado, um pouco aos repelões mas onde a sua superioridade foi sempre por evidente e onde apenas a manifesta falta de inspiração dos encarnados não matou o jogo na primeira parte.
Como diz o ditado, "quem não marca sofre" e o Setúbal chega à vantagem num lance onde Maxi é o culpado maior mas onde Quim não fica isento de culpas (o remate não é assim tão forte).
Pensei que a desvantagem ao intervalo seria fatal para a equipa mas, ao contrário do que esperava, o Benfica faz 20 minutos fantásticos no início da segunda parte e dá a volta ao marcador.
Virtualmente líder, a equipa da Luz baixou de ritmo mas o Setúbal não mostrava futebol para ameaçar a baliza e, exceptuando um lance de azar, os 3 pontos ficariam mesmo em casa.
Mesmo a passo, o Benfica ia criando lances de ataque (Suazo atira outra bola à trave depois de Ruben Amorim ter feito o mesmo na primeira parte) e vê o árbitro anular o golo do descanso (ainda não vi repetições do lance mas na altura pareceu-me que era golo limpo).
Já no fim do jogo, aconteceu o que um colega meu portista (em casa do qual estava a ver o jogo) previu: golo nos descontos, num frango monumental de Quim.

Este empate, mais do que preocupações com o ser líder ou não, é preocupante em termos psicológicos e motivacionais, já que era necessário afastar os fantasmas de Atenas.
Sentimentalismos à parte, continuamos à frente de Sporting e Porto e, no fundo, isso é que interessa, mas é nos jogos contra equipas como o Setúbal que se perdem campeonatos (e este Setúbal não mete medo a ninguém. Foi claramente a equipa com a sorte do jogo - e com o apoio do sr. do apito - e vai ser goleada pelos portistas na próxima jornada).

Notas individuais:

Quim: o homem do jogo. Participou nos dois golos do Setúbal e não fez nenhuma defesa digna de registo. Não entendo o que se passa com o guarda-redes encarnado. Desde que tirou o lugar a Ricardo que ganhou os vícios do antecessor. Intranquilo, pouco confiante, penso que deverá dar o lugar a Moreira. Nem que seja para o proteger.

Miguel Vítor: Bom jogo do central, o melhor da defesa encarnada, que mostrou bons pormenores.

Sr. do Apito: mostrou cedo ao que vinha. Em caso de dúvida, apitar a favor dos verdes. Cardozo é derrubado nas imediações da área, manda seguir; Reyes é agredido por Leandro Lima, só faltou dar um beijinho no caçula brasileiro (também, os de Setúbal deram tanta fruta que só faltava agora dizer alguma coisa. No lance do golo anulado o Janício ia arrancando a perna ao Reyes e o árbitro até achou bem!); golo limpo mal anulado ao Benfica, toca a parar tudo. Mas pronto, nada de anormal e não vamos entrar numa de nos queixarmos. Para ser campeão, há que vencer mesmo com a "incompetência" de quem apita.

0 comentários: