Ridículo...

A possibilidade de Pinto da Costa recorrer da sua sentença, mantendo a já de si ridícula pena de 6 pontos aplicados ao FCP, ainda me dá mais vómitos que o Pepe com a bandeira nacional.
Mas que justiça é esta, onde o homem que (de acordo com o acordão que o condenou ficou provado) "tentou" corromper árbitros pode recorrer de uma pena sem que isso implique a alteração da pena do clube a que preside?
E que obviamente foi o principal benificiado com o acto ilícito praticado por Pinto da Costa?

Quando com esta decisão se assume por parte dos órgãos dirigentes no nosso futebol que há muita podridão nas vitórias do FCP, como é possivel que sejam tão brandos?

Quando a glória e a qualidade dos jogadores azuis e brancos (indiscutível em tantos casos) fica manchada pela corrupção, pelo crime, pela falta de vergonha, pelo nojo, como é possível que aceitem separar o dirigente do clube da pena a aplicar ao mesmo?

Se Shakespear fosse vivo, não tinha escrito "Algo está podre no reino da Dinamarca"... a podridão andava mais prós lados das Antas...

P.S.: Cada vez mais ouço os portistas a assumirem a sua dimensão nacional. Porque dominam o futebol português, porque já há casas do FCP por todo o país, blá blá blá.
Certo é que o presidente dos azuis não perde uma ocasião para falar na "região", para auto-intitular o Porto como bandeira da região Norte... (é só ler o fim da notícia do link)
Mas depois dizem que são os jornais de Lisboa que querem fazer do FCP um clube regional...

P.S.2: Alguma vez o Pinto da Costa perguntou aos adeptos do Guimarães, do Braga, dos clubes do Norte se acham que o FCP defende bem o bom nome da "região"?

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!
Senhor Calantrão não sei onde recolheu estes dados, mas permita-me analisar o seu texto.

Antes de mais devo dizer-lhe que Pinto da Costa como qualquer outro cidadão tem o direito a recorrer de uma decisão de um órgão de primeira instância, como é o CD da liga.

É nesta base que se considera a nossa justiça, uma justiça de plenos direitos como deve ser a justiça em países democráticos.

Que te dêem vómitos ver o Pepe vestir a camisola nacional será talvez uma gravidez não desejada, porque caso contrário o Nelson do Benfica deveria fazer-te subir paredes, ou és dos tais que ainda considera as ex-colónias ultramarinas como nossas, e que tarde ou pronto vamos voltar a reclamar-las com armas.(Ai essas saudades que tantos sentem do tempo do António de Oliveira Salazar).


"De acordo com o acórdão" ficou provado. Atenção senhor Calantrão, em justiça desportiva não se prova nada, porque esta se baseia somente em factos extraídos dos documentos do caso que está em julgamento em Tribunal cível, caso este que registou nenhuma tramitação em julgado, logo nada do que foi decidido pode ser provado até condenação dos arguídos num tribunal cível.

O CD da liga não é um tribunal é um órgão de justiça de primeira instância da Liga de futebol Portuguesa .

Uma pessoa neste caso um presidente de um clube é considerado uma figura jurídica e o clube outra, ou você acha que se o Estado mandar encerrar o seu blog pela quantidade de calinadas que aqui se escreve, também o Calantrão receberá uma bala na nuca? É esta a razão simples para que o Presidente possa recorrer da sua pena sem que o clube o tenha que fazer.

Esta razão é mais que óbvia e somente a sua cegueira clubítica lhe permite viver nessa ignorância feliz.

Se o acordão do CD diz que o clube não foi beneficiado na partida, isto segundo peritos em arbitragem, declarações extraídas do processo em tribunal e usadas pelo CD da Liga para deliberar estas penas, como poderá o clube Futebol Clube do Porto SAD ter sido beneficiado. Você inclusivé contradiz-se a si mesmo, primeiro afirma que tentou corromper árbitros e umas linhas mais abaixo, diz que o clube foi o maior beneficiado, se tentou é porque não conseguiu , e se não conseguiu o clube não obteve vantagem dessa situação, leia-se a si mesmo.

Em que órgão dirigente do futebol português à parte da direcção do Benfica se assumiu que há muita podridão nos campeonatos ganhos pelo Futebol Clube do Porto SAD?

Não entendo o parágrafo da glória manchada, parece um texto escrito com uma boa dose de cogumelos alucinogénos, fala de glória manchada e acaba perguntando-se como podem separar o clube do presidente, é confuso mas está explicado anteriormente.

Se Shakespear fosse vivo, isso significava que Salazar estaria para nascer dentro de pouco, e como tal em Portugal deveríamos apostar na contracepção já!!!!

O Futebol Clube do Porto SAD é um símbolo da região sem dúvida e que eu me lembre, para se ser símbolo não tem que se ser consensual.

A verdade é que ao contrário dos outros clubes da região o futebol clube do Porto SAD ganhou três competições internacionais nos últimos anos, já para não falar da hegemonia no futebol nacional.

Um bem haja, e voltarei aqui espero.
Vamos ver se pelo menos ao contrário de jornais como o Record e o Correio da Manhã, o seu blog não censura opiniões que vão contra a linha editorial do mesmo.

Calantrao disse...

Sr. Antoine,

Muito me preza que os meus posts mereçam a sua atenção e que justifiquem tão longos comentários.
No entanto, devo alertá-lo para algumas imprecisões no seu texto, pelo que vou analisá-las por pontos (para que tudo fique esclarecido):

1- Antes de mais devo dizer-lhe que Pinto da Costa como qualquer outro cidadão tem o direito a recorrer de uma decisão de um órgão de primeira instância, como é o CD da liga.

Estamos totalmente de acordo Sr. Antoine. Ou leu o meu texto superficialmente, ou percebeu mal o meu ponto de vista.
De forma alguma defendo que a Pinto da Costa seja negado o direito de reclamar de uma sentença que considera injusta. Se se acha inocente, deve recorrer.
O que a mim me indigna, é que, como num parágrafo posterior tão bem referiu, sejam separadas as “figuras jurídicas” (clube e PC).
Isto porque, no meu entender (um assumido leigo em leis), não deveria ser separada a pena a aplicar a PC e ao FCP, pois a acção de um implica o benefício de outro.
Porque, uma vez mais na minha opinião, se razões houver para que o Estado mande encerrar este blog, espero sinceramente que eu ou o autor de tão maquiavélico post(s) seja punido exemplarmente (e sou completamente a favor da pena de morte, desde que o crime o justifique, ainda que prefira o bom e tradicional “pau com pregos” à arma de fogo).

2- Que te dêem vómitos ver o Pepe vestir a camisola nacional será talvez uma gravidez não desejada, porque caso contrário o Nelson do Benfica deveria fazer-te subir paredes, ou és dos tais que ainda considera as ex-colónias ultramarinas como nossas, e que tarde ou pronto vamos voltar a reclamar-las com armas.(Ai essas saudades que tantos sentem do tempo do António de Oliveira Salazar).

Sr. Antoine…
O Sr. realmente tem de ler os post mais devagar…
Cito o meu texto no post acerca do Pepe:
Ver Pepe, Deco, Nélson ou outro estrangeiro qualquer andar com a nossa bandeira a fazer de xaile armado em tuga dá-me vómitos...

P.S.: eu sei que o Nélson normalmente não é seleccionável, mas coloquei-o aqui só para dizer que sou contra "naturalizados" de qualquer clube.

Está a ver? Tinha poupado tanto tempo…

3- Se o acordão do CD diz que o clube não foi beneficiado na partida, isto segundo peritos em arbitragem, declarações extraídas do processo em tribunal e usadas pelo CD da Liga para deliberar estas penas, como poderá o clube Futebol Clube do Porto SAD ter sido beneficiado. Você inclusivé contradiz-se a si mesmo, primeiro afirma que tentou corromper árbitros e umas linhas mais abaixo, diz que o clube foi o maior beneficiado, se tentou é porque não conseguiu , e se não conseguiu o clube não obteve vantagem dessa situação, leia-se a si mesmo.

Sr. Antoine, permita-me esclarecer o meu ponto de vista: na minha simples opinião, a simples tentativa de corrupção merece o mesmo castigo que a corrupção consumada. E porquê?
Vou tentar explicar usando um paralelismo: se alguém tenta matar alguém, e falha, na minha opinião, deveria ser condenado como se o tivesse conseguido. Eu acredito que não é por um possível homicida ser “incompetente” e não consumar o acto que a tentativa merece pena menor.
Aplico o mesmo raciocínio à tentativa de corrupção.

4- Em que órgão dirigente do futebol português à parte da direcção do Benfica se assumiu que há muita podridão nos campeonatos ganhos pelo Futebol Clube do Porto SAD?

Sr. Antoine, na minha modesta opinião, a Liga de Clubes (na figura do seu CD), ao condenar o clube e o seu presidente, assume as possível viciação de resultados, a tal “podridão” de que falo.

5- Não entendo o parágrafo da glória manchada, parece um texto escrito com uma boa dose de cogumelos alucinogénos, fala de glória manchada e acaba perguntando-se como podem separar o clube do presidente, é confuso mas está explicado anteriormente.

Sr. Antoine, se não entendeu, eu explico.
Não sou daqueles que atribui as vitórias do FCP meramente à corrupção. Longe disso.
É sem qualquer pudor que admito e admiro a qualidade de muitos dos grandes jogadores que passaram pelas Antas/Dragão. Era desses que falava, quando digo que o seu nome e a sua glória ficam manchados por se acharem associados ao fenómeno da corrupção (ou, para que não me acuse de falsear dados, à tentativa de corrupção).

Nota: Cogumelos alucinogénos? Venham!

6- Se Shakespear fosse vivo, isso significava que Salazar estaria para nascer dentro de pouco, e como tal em Portugal deveríamos apostar na contracepção já!!!!

Sr. Antoine, vou assumir que estava a ser irónico com o dentro em pouco.
No que à contracepção diz respeito, deixe que lhe diga: aquele que procura apagar o passado, acaba por repetir os mesmo erros. De Salazar já nos livrámos, mas jamais o devemos esquecer.

7- O Futebol Clube do Porto SAD é um símbolo da região sem dúvida e que eu me lembre, para se ser símbolo não tem que se ser consensual.

Sr. Antoine, o seu FCP é, na minha opinião, um símbolo auto-proclamado no que ao exterior das fronteiras da Invicta diz respeito. Mas isto será sempre subjectivo.
A minha nota ia para o facto de PC não perder uma oportunidade de se afirmar como uma “bandeira da região norte” face aos “sulistas” de Lisboa, para depois não gostar que chamem o FCP de clube regional.

8- A verdade é que ao contrário dos outros clubes da região o futebol clube do Porto SAD ganhou três competições internacionais nos últimos anos, já para não falar da hegemonia no futebol nacional.

Sr. Antoine, a única questão que aqui se levanta, é se no meio dessa hegemonia feita obviamente de grandes jogadores, grandes equipas e um grande trabalho de Pinto da Costa (sem ironias, um meritório trabalho de organização e gestão), não houve alturas em que deu jeito ter à mão um cesto de frutas ou café quentinho…

9- Um bem haja, e voltarei aqui espero.
Vamos ver se pelo menos ao contrário de jornais como o Record e o Correio da Manhã, o seu blog não censura opiniões que vão contra a linha editorial do mesmo.

Sr. Antoine, outro grande bem haja para si.
Uma última nota e aqui acho que posso falar por todos os membros deste blog.
Como já deve ter reparado, publica-se aqui de tudo.
Barbaridades não são poucas e por isso percebo que faça a associação ao Record ou ao Correio da Manhã, mas esteja seguro que jamais censuraremos alguém que, como o Sr. fez, apresentou um texto estruturado, sem recorrer a ofensas (graves. Uma ou outra ofensa menor até apimenta a conversa) e afins, exprimindo a sua opinião que, por mero acaso ou cor clubística, é contrária à minha.
No entanto, se há coisa que aqui não existe é linha editorial.
Senão vejamos.
Em termos de linha de defesa de um clube, tal não existe: os membros do blog são quase todos “azuis” (portistas (4), benfiquista (eu próprio) e sportinguista (1)).
Uns postam mais que outros (depende dos humores), mas não há linha definida (excepção: a recolha dos dados do Tribunal do Jogo, que segue critérios discutidos e aprovados pelos membros do blog).
Esperemos portanto que muitas mais vezes possamos contar com as suas opiniões e que muitas sejam as vezes em que possamos discutir outros assuntos com que nos deparemos.