Cenários de uma crise anunciada (ou não anunciada)

A principal bandeira do FC Porto e dos portistas é a teoria da perseguição, do "contra tudo e contra todos". Um dos reflexos deste modo de estar, são as críticas ao facto da imprensa dar mais espaço ao Benfica que ao clube nortenho. Quanto a isso nada há a dizer, pois todos sabemos que o SLB vende mais jornais que qualquer outro clube em Portugal e como os jornais são um negócio, é normal que queiram fazer grandes tiragens.
Mas isso tem, como em quase tudo na vida, outro lado, o reverso da medalha.
E qual é? Ora, vamos imaginar esta situação: o ano novo começa, e o SLB perde 3 dos quatro jogos realizados, não tendo disputado nenhum jogo de dificuldade média (todos de dificuldade mínima ou, teoricamente, inexistente como o jogo contra o Atlético) fazendo exibições muito pobres.
Por todos os jornais se veriam capas como “CRISE” ou "ESCÂNDALO" em letras garrafais e logo encontraríamos Rui Santos ou outro qualquer paineleiro a opinar sobre o estado e a qualidade da equipa, da táctica, do treinador que não motiva e não tem pulso, dos jogadores suplentes a quem não são dadas oportunidades, das chuteiras que são feitas na China e fazem bolhas nos pés, etc…
Mas não foi o Benfica que começou mal o ano, foi o FCP, e alguém ouve falar em crise? Alguém pergunta porque não joga Adriano? Alguém questiona se Jesualdo é o técnico indicado para orientar o FCP? Alguém põe em causa a qualidade de jogadores do FCP? Claro que não.
Deixam o plantel recuperar psicologicamente, sem ser alarmado com ecos de fora, algo que no Benfica seria impensável pois todos os jornais estariam a fazer capas com qualquer frase de um atleta ou dirigente encarnado que pudesse ser mal interpretada. E nem é preciso o Porto entrar no tão usado Black Out!
Mas pronto, o FCP é que é o perseguido pelos pasquins da imprensa sulista...

1 comentários:

Peyroteo disse...

Politica da Terra Queimada

Foram precisos muitos anos, para mesmo os mais fervorosos adeptos, se convencerem que de facto Pinto da Costa é culpado de muitas coisas MÁS no desporto.
Não podemos esquecer que PC terá feito BOAS coisas pelo desporto e principalmente pelo FCP; e por isso entendo que seja ainda tão estimado pelos adeptos do FCP!
Mas já esperava o que agora começa a acontecer:
- Grande parte dos adeptos do FCP querem já ver o homem pelas costas, para tentarem ainda separar o possível mérito de muitas conquistas desportivas da figura do seu Presidente, figura essa a que é impossível não associar a uma imagem de corrupção;
- Muitos adeptos imaginam já quem poderá suceder a PC. Uns lembram-se de Oliveira, outros de Rui Moreira, outros ainda de Gomes…
- Já em desespero, muitos começam a disparar em todas as direcções, pois se agora já estão convencidos que o seu ídolo ao longo de muitos anos tem grandes "culpas no cartório", tentam convencer os outros e a eles mesmos, que se ele é CULPADO, então todos são CULPADOS; ou seja, se ele fez coisas MÁS, outros também as fizeram.
isto chama-se POLÍTICA DA TERRA QUEIMADA, pois para muitos, se por hipótese ficasse provado que todos em geral eram/são corruptos, PC não passaria de mais um entre iguais.
Não se iludam, quando muito ele seria “Primus Inter Pares”.

Eu pessoalmente não ponho a mão no fogo por quase todos os dirigentes desportivos Portugueses, mas estou plenamente convencido que desde o final dos anos 70 o tal sistema tem Rostos, “Capos”. E julgo que ninguém tem dúvidas de quem eram/são as 2 principais figuras desse sistema.

Todos acabam um dia por cair, e é sabido que “quanto mais alto se está, maior é o tombo”; mas no caso de PC, o seu grande azar foi um dia ter metido dentro de casa aquela que hoje á a sua ex-companheira e a sua maior inimiga.

Benfica
Não tenho dúvidas que na época 2004/2005, após rebentar o Apito Dourado, o FCP e as suas gentes ficaram bastante manietados a nível de “trabalho de bastidores”, como prova a pior época de sempre nos jogos em casa, pior ainda do que no 9º lugar entre 14 equipas de 1970!
É então que surrem 2 personagens que fizeram valer o seu “savoir faire”, que tinham aprendido ao longo de muitos anos de braço dado com o Papa: LFV e Veigarista; que com um “modus operandi” por demais conhecido, acabaram por levar o caneco para a Luz.

Nota: podem ler aqui uma história muito interessante, já com quase 30 anos

http://bola-na-trave.blogspot.com/

http://canalscp.blogspot.com/