É outra obra... mas o resultado é o mesmo!!!

Benfica – 0 vs Guimarães – 0

E no primeiro jogo, Camacho empatou!
Os defensores do espanhol dirão que teve pouco tempo para treinar a equipa, que a herança de Fernando Santos é pesada, que não tem jogadores para mais.
Os defensores do ex-treinador do clube encarnado dirão que afinal o mal da equipa não estava no seu comandante, que os jogadores é que não prestam, etc, etc…
Ou seja, motivos pra conversa há de certeza!!!
Na minha opinião, o facto de Camacho não acreditar no losango de Santos vai ser o seu maior problema. Adepto de um futebol atacante, privilegiando o jogo pelas alas, o espanhol tem um único ala puro no plantel (Coentrão), com a agravante de este ser um miúdo que, para além da inexperiência natural da idade, ainda tem de se adaptar ao peso da camisola de um clube grande.
A 5 dias do fecho do período de transferências, será impossível contratar extremos com classe suficiente para suportar o ataque de um candidato ao título. É pois imperativo que as transferências de Inverno sejam planificadas desde já, pois não é preciso mais tempo para se apurarem as lacunas deste plantel.
Ao contrário de Camacho, não acho que um defesa-central seja prioritário. Luisão, David Luiz, Zoro e Miguel Vítor (com Katso de reserva para as eventualidades) parecem-me suficientes, mas admito que o facto de ser sempre apoiante de jogadores formados na Luz possa estar a condicionar o meu julgamento. Se eu mandasse não entrava em pânico com esta onda de lesões (até porque, felizmente, nenhuma é de longa duração) e apostava mesmo era num extremo-direito!
Finalmente, parece-me que Camacho terá um problema para gerir no centro do terreno, onde para 2, 3 posições tem um leque alargado de atletas, todos com aspirações à titularidade.
Quanto ao jogo, o Benfica esteve melhor do que no encontro com o Leixões, mais organizado (mas ainda muito dependente de Rui Costa), com os jogadores mais distribuídos pela largura do campo o que lhe deu mais espaço para jogar, facilitando as manobras ofensivas.
Os encarnados criaram algumas boas situações de golo, ainda que a toada atacante tenha sido insuficiente para um verdadeiro candidato a vencer a liga. Na primeira parte Nuno Gomes falha um golo feito e a Coentrão faltou-lhe confiança para rematar noutro bom lance. No segundo tempo, o Benfica continuou a atacar mais, sendo os remates de longe de Rui Costa e Cardozo os lances de maior perigo.
O Guimarães foi uma equipa de contra-ataque, que por duas/três vezes causou calafrios aos benfiquistas mas Quim esteve sempre bem (uma nota: ao contrário da maioria dos comentadores, não me parece que a equipa vimaranense esteja talhada para altos voos. Muito bem organizada defensivamente, sólida no meio campo, parece-me que falta magia na frente de ataque para ombrear com o Braga ou o Belenenses. Fiquei sempre com a impressão de que se o novo capitão encarnado tem marcado na primeira parte, o Guimarães não teria capacidade para empatar o jogo).
Finalmente, um elogio ao Miguel Vítor! Não se avaliam jogadores pela prestação numa única partida, mas o rapaz esteve muito bem (uma única falha em que vê um amarelo por cortar um lance perigoso com a mão. Mas, na minha opinião, até aí esteve bem, pois estando no final da partida o Vitória podia ter mesmo feito o golo se ele não tem feito o dito corte). Romeu Ribeiro também entrou no decorrer do jogo e não comprometeu (já não havia nem pernas nem organização na equipa para poder brilhar, mas não comprometeu, arriscou um ou outro passe longo com sucesso e quando foi preciso até rematou à baliza. A rever).
Num jogo sem casos, Lucílio controlou bem os jogadores e não há motivos para alterar o balanço.


Balanço de erros graves nos jogos SLB

A favor: 0
Contra: 2 (1 penalti, 1 expulsão)

0 comentários: