Como se anda a discutir os empréstimos de jogadores...

...li este post e achei por bem partilhar:

A rede de influência do futebol português continua bem viva. Depois do desaparecimento de cena de alguns clubes da região centro e sul do panorama nacional, como o Farense ou o Campomaiorense, as duas ligas profissionais do futebol português são constituidas na sua grande maioria por equipas do norte do país. Até aqui, nada de estranho. O problema vem depois. O FC Porto, é o clube em Portugal com a folha de salários mais alta, tendo nos seus quadros, quase dois plantéis constituidos. Utilizando o primeiro para si, dispensado cerca de 20 jogadores nas duas últimas épocas, muitos deles ingressando nas outras equipas do nosso futebol.

Até aqui, nada de estranho, também. Política construtiva de rodar jogadores menos utilizados. A grande questão vem depois, e já surgiu várias vezes esta temporada. Que tipo de favorecimento existe aos actuais campeões nacionais da parte dessas equipas? Recorrendo à estatística das duas últimas épocas, observamos o seguinte:

Emprestados pelo FC Porto em 2007/2008:

Ezequias, Vieirinha, Paulo Machado e Diogo Valente (Leixões);

Alan e Rabiola (Vit. Guimarães);

Bruno Gama e Cláudio Pitbull (Vit. Setúbal);

Ivanildo, Edgar, Luis Aguiar (depois de Janeiro) e Hélder Barbosa (Académica);

Rui Pedro e Fernando (E. Amadora);

São assim 5 as equipas do principal escalão do futebol português que contam com reforços de peso vindos do FC Porto. Curiosidade para que nunca, nenhum, ter ido numa aventura para outro clube sozinho. O Porto empresta sempre mais do que um jogador. Regressando às contas, 10 jogos ao longo do ano entre estas equipas e o FC Porto, com 30 pontos em disputa.

Curiosidade das curiosidades, o Porto conseguiu 28 (!!) pontos que tinha em disputa frente a estas equipas. Começando pelo Leixões, assistimos a um FC Porto 3-0 Leixões, e um Leixões 1-2 FC Porto, com os azuis a marcarem aos 76' e 86' minutos.

Frente ao Vitória de Guimarães que se apurou para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, à frente do Benfica, o Porto conseguiu os seguintes resultados: FC Porto 2-0 Vit. Guimarães, Vit. Guimarães 0-5 FC Porto.

Frente ao Vitória de Setúbal, o Porto conseguiu os seguintes resultados: FC Porto 2-0 Vit. Setúbal, Vit. Setúbal 1-2 FC Porto e para a meia-final da Taça de Portugal, Vit. Setúbal 0-3 FC Porto.

Frente à Académica, o Porto conseguiu os seguintes resultados: Académica 0-1 FC Porto com o golo portista a ser marcado de grande penalidade e FC Porto 1-0 Académica.

Frente ao E. Amadora, o Porto conseguiu os resultados: E. Amadora 2-2 FC Porto (sem constar nenhum jogador emprestado pelo Porto na ficha de jogo) e FC Porto 6-0 E. Amadora.

O FC Porto sagrou-se campeão nacional e nenhuma destas equipas desceu de divisão.

Emprestados pelo FC Porto em 2008/2009:

Edson (Académica);

Renteria (Sp. Braga);

Bruno Gama, Bruno Moraes, Bruno Vale e Leandro Lima (Vit. Setúbal);

Ukra, Castro e Stephane (Olhanense);

Rui Pedro, Bura e Asís (Portimonense);

Em Janeiro:

Candeias e Edson (Rio Ave);

Tengarrinha (E. Amadora);

Frente à Académia, o Porto conseguiu os seguintes resultados: FC Porto 2-1 Académica e Académica 0-3 FC Porto, também um Porto 1-0 Académica para a Calsberg Cup.

Frente ao Braga, a que também vendeu Alan, o Porto conseguiu os seguintes resultados: Braga 0-2 FC Porto e FC Porto 1-1 Braga quando os dragões já eram campeões.

Frente ao Vit. Setúbal, o Porto conseguiu os seguintes resultados: Vit. Setúbal 0-3 FC Porto e FC Porto 2-0 Vit. Setúbal. Para a Calsberg Cup, FC Porto 2-1 Vit. Setúbal, com Bruno Vale a ter responsabilidades claras no primeiro golo sofrido e Leandro Lima a falhar uma grande penalidade.

Na segunda volta, com Rio Ave e E. Amadora "reforçados", o FC Porto conseguiu os seguintes resultados: FC Porto 3-1 Rio Ave, FC Porto 3-0 E. Amadora, e para a Taça de Portugal, FC Porto 2-0 E. Amadora e E. Amadora 2-1 FC Porto.

O FC Porto foi campeão e nenhuma das equipas a que emprestou jogadores desceu de divisão.

O Olhanense, com três jogadores portistas e um treinador ex-capitão do FC Porto, sagrou-se campeão e subiu à 1ª divisão. O Portimonense, que tinha três jogadores emprestados pelos azuis, perdeu 2-3 em casa com o Olhanense e foi goleado 4-0 em Olhão.

Em 2 épocas, 22 jogos frente a equipas com jogadores emprestados, o Porto perdeu 1 (para a Taça de Portugal quando a eliminatória estava já definida), empatou outros dois (um deles quando já era campeão) e ganhou 19. Frente a estas equipas, o Porto somou em duas épocas 50 pontos.

Emprestados do FC Porto em 2009/2010:

André Pinto (Vit. Setúbal), falando-se também em Diogo Viana e Candeias;

Nuno Coelho (Portimonense);

Hugo Ventura, Castro, Rabiola, Tengarrinha e Ukra (Olhanense);

Rui Pedro (Gil Vicente);

Josué, Steven Vitória e Jorge Chula (Sp. Covilhã);

Será interessante daqui a 12 meses, fazer novo exercício semelhante.


Autor: André_SLB

3 comentários:

Unknown disse...

Pensei que ias falar nos tempos da CUF, da Quimigal, do Barreirense, etc...

Mas NÃO!!!

Deves ser muito novo para esses "belos" tempos idos!!!

Pensando eu para os meus botões, veio-me à ideia...

- "Será que o moço não se lembra dos Alverca's e dos Estori's ???"

P.S. Tendes uma dôr de coto com o NORTE!!!!!!!!!
Esqueceis é que sem estes parolos do NORTE, a vossa catedral estaria sempre às moscas (moscas-Tou'me a cagar. Percebeste LAMPIÃO!!!).

Anónimo disse...

Mais nada. Bem dito, sr. Calatrão. Contra factos não há argumentos

David Caetano disse...

Fiquem atentos aos resultados dos jogos do FCP com o Covilhã, o Portimonense e o Gil Vicente! Aí é que vamos poder ter uma ideia da máfia que por aqui vai! LOL