Aviso: Cuidado com as aldrabices



Sei que a maioria dos visitantes deste blogue é entendida e não se deixa enganar (ou não usa Windows), mas aqui fica o aviso aos mais distraídos: caso recebam um (falso) email da Portugal Telecom com o assunto Recentes Pendencias Financeiras, é uma aldrabice.

A ideia é clicar no link para consultar o saldo, mas na verdade descarrega-se um vírus capaz de monitorizar a actividade no computador, roubando senhas de acesso e palavras-chave, e reenviando a informação recolhida para um servidor remoto controlado pelos autores da falsa mensagem. Um clássico.


Se receberem também uma mensagem com o assunto Que Sacanagem Comigo Voce Fez e a seguinte mensagem:

«Eu estava na casa de nossa colega, você sabe quem é. E ela me disse que recebeu um email com um conteúdo muito chato. Fiquei na dúvida e perguntei o que era, ela exitou em me mostrar, mas eu insisti.. Quando comecei a ver o vídeo, mal acreditei que aquele vídeo estava nas mãos de outra pessoa. Eu confiei em você, e você me traiu. Se eu encontrar com você, o que eu faço? Ignoro? Decepção é o que mais me dói, é que você jurou apagar este vídeo do seu celular. Que triste uma amizade tão linda acabar assim. E se você acha, que eu mandei esse email para pessoa errada, vou refrescar sua memória, de uma olhada e lembre-se.»

(E segue-se o link para sacar o tal vídeo, outra aldrabice).

Já não se faz engenharia social como antigamente. Sim, parece que estão a fazer o download de um vídeo pornográfico feito à revelia da menina, mas estão apenas a descarregar o vírus alojado na mesma máquina. Neste caso até é bem feito: é feio bisbilhotar as videoquecas dos outros!

Fonte: http://bitaites.org/cenas-geek/cuidado-com-as-aldrabices

Tenham cuidado com estas coisas! Não digam que não avisei.

0 comentários: