Dois anos para investigar Benfica no caso Nuno Assis

Justiça desportiva. Apesar de obrigatórios por lei, os inquéritos para determinar o envolvimento do clube e do departamento médico no caso de 'doping' só foram abertos dois anos depois, após o DN ter solicitado várias vezes acesso às conclusões



Foi em Janeiro de 2007 que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) colocou um ponto final a um dos casos de doping mais polémicos em Portugal, suspendendo Nuno Assis, na altura jogador do Benfica, por um ano. Derrotado, o clube da Luz recorreu para o Supremo Tribunal suíço, mas voltou a perder. Tendo o caso sido encerrado com uma condenação, este deveria de imediato ter dado origem a inquéritos para determinar qual a responsabilidade da SAD encarnada e do seu staff no caso de dopagem, mas a justiça do futebol português não o fez: a notificação oficial para actualizar o registo disciplinar do jogador só foi enviada à Liga de Clubes (LPFP), pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2009; Nuno Assis não continuou a jogar nas provas internas apenas porque o Benfica cumpriu a sanção, já que formalmente a Liga não o podia impedir.

O Decreto-Lei nº 183/97, que na altura regulava o combate ao doping em Portugal, diz que um teste positivo "determina automaticamente a abertura de inquérito" para averiguar um eventual "envolvimento e o grau de responsabilidade" do pessoal de apoio ao atleta, inclusive funcionários e dirigentes dos clubes/equipas.

Se a lei tivesse sido cumprida na altura, deveriam ter sido investigados "médicos, paramédicos e técnicos" que acompanhavam "directamente a carreira desportiva" do atleta, assim como "todos os agentes desportivos" que mantinham com o jogador "uma relação particularmente estreita, nomeadamente de superintendência, de orientação ou de apoio".

Como o Benfica é um clube profissional, a entidade competente para investigar seria a Comissão Disciplinar (CD) da Liga, o mesmo órgão que em 2006 tomou a primeira decisão sobre o caso Nuno Assis, aplicando uma suspensão de seis meses. Mas a CD não avançou com os inquéritos ao Benfica. Aguardou que a FPF reconhecesse formalmente que o acórdão do seu Conselho de Justiça (CJ), que arquivara o caso, tinha sido revogado pela resolução do TAS.

O TAS comunicou a sua decisão às partes envolvidas - FPF, Benfica, Nuno Assis e Agência Mundial Antidopagem - a 4 de Janeiro de 2007 e publicou o acórdão a 24 de Janeiro. A nota formal da FPF devia ter sido enviada de imediato para a Liga, mas isso só aconteceu a 17 de Março de 2009, mais de dois anos depois do acórdão arbitral e semanas depois de o DN ter pedido várias vezes o acesso às conclusões dos inquéritos, obrigatório por lei, sem saber que estes não tinham sido realizados.

Três dias depois de a FPF ter emitido a nota formal, a CD da Liga instaurou os dois inquéritos, ambos fechados e arquivados a 19 de Junho deste ano. Um por "não se terem revelado indícios de responsabilidade disciplinar do 'pessoal de apoio ao praticante desportivo'", o outro por "não se ter demonstrado a culpa da sociedade desportiva acusada". Ou seja, o Benfica.

A nível formal, para a CD da Liga, "até 12 de Março de 2009 era a absolvição transitada em julgado [decretada pelo Conselho de Justiça] que constava do 'cadastro disciplinar' do atleta para a época 2006/07". Apenas com a nota da FPF, sobre o acórdão do TAS, a Liga considerou revogada a decisão do CJ, o registo do actual jogador do Vitória de Guimarães foi actualizado e foram abertos os inquéritos à SAD do Benfica e ao seu pessoal médico e técnico.

Fonte: Diário de Notícias


Porquê tanto tempo?
Porque não se investigou logo?
E o Benfica não é protegido?
O Benfica é o clube de Portugal com mais casos de doping, reiteradamente, e nada acontece ao Benfica porquê?
Ai se fosse o Porto... isso é que eu queria ver!
Com a imprensa lisboeta toda em cima!
Era giro! Mas não temos essa sorte!
Temos o Benfica, com n casos de doping, em várias modalidades, mas nada acontece a este clube!

6 comentários:

Anónimo disse...

Temos o Benfica com n casos de doping, em várias modalidades!!??

Ora diz aí 1 ou 2 casos para 2 ou 3modalidades do Benfica...

Anónimo disse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=737040&idCanal=5

DragonLud disse...

Ora deixa cá ver: Futebol, Ciclismo, Basquetebol... eh eh eh
Keres mais? Que raio de Benfiquista és tu, que nem sabe os titulos que o Benfica ganha à custa do Doping?

Anónimo disse...

Bem me parecia que estavas a mandar barro à parede. Mas não colou!

Agora até me fizeste lembrar o Semedo - há quanto tempo que o Fcporto se mete no doping!! - que foi obrigado pelo porto a retirar-se quando foi apanhado com doping para o clube não sofrer as consequências...

lololol

DragonLud disse...

Estava a atirar barro à parede??!! Então o Assis(este foi o ultimo, lembro o Calado, Hernani, Veloso), enquanto jogador do Benfica não foi apanhado com doping?
O Tavares do Basquete, que é filho de um director do Benfica não foi apanhado e suspenso por ter acusado doping?
Ciclismo: José Antonio Pecharromán, para além de o Benfica ter sido proibido de participar no ProTour, na época de 2007, pela UCI, por ser uma equipa com casos de doping?
Chega?

DragonLud disse...

Mais um!
No Râguebi, Paulo Barata, jogador do SLB, apanhado com doping.

Procure lá um atleta do Porto, nos ultimos 5 anos apanhado com doping!
Por cada um do Porto que encontrar, dou-lhe uma dose de EPO!!